terça-feira, 6 de julho de 2010

Um pouquinho de História

Há muito tempo atrás, uma pessoa assumiu o controle de um país, e gostou tanto que resolveu controlar o continente inteiro. Isso ocorreu na passagem do século XVIII para o XIX. E essa pessoa era Napoleão Bonaparte, imperador francês que desejava mandar em todos os países da Europa. Estava indo muito bem nesse propósito, foi um dos maiores gênios na arte da guerra, e havia criado um exército muito poderoso.

Derrotou todos os adversários que encotrou pelo caminho. Estava conquistando todos os países que chegou a invandir. Mas encontrou uma pedra no camnhinho, ou melhor, um mar no caminho. Para conquistar a Ingleterra, próximo país da sua lista, tinha que ultrapassar a fronteira marítima. O exército napoleônico era forte no continente, mas a Inglaterra era quem comandava os mares. Sabendo da fama inglesa, Napoleão não mandou os navios franceses sozinho, juntou com a esquadra espanhola e partiu ao ataque dos britânicos. Foram ao todo 33 navios franceses e espanhois. Os ingleses foram para guerra em menor número. Então o comandante inglês bolou uma estratégia ousada, organizou os navios em duas longas filas indianas, assim sacrificariam os navios da frente, mas os que vinham atrás ficariam livres para atacar.

E deu certo!!! Dos 33 navios que foram atacar a Inglaterra, 22 afundaram, matando 4500 pessoas. A única coisa que não estava nos planos do líder inglês, foi que ele morreu no combate. E com isso a Inglaterra confirmou a fama de "Rei dos Mares" e o Brasil deu um passo decisivo para a sua independencia. Isso mesmo, o Brasil! Mas o que nosso país tem a ver com a guerrinha marítima entra a Inglaterra, a França e a Espanha?Bem, o Napoleão não ficou nada feliz com a derrota, e ordenou um bloqueio econômico à Inglaterra. Ninguém mais poderia fazer negócios com os ingleses. Todos os países aceitaram a nova regra menos um: Portugal. Portugal era parceira da Ingleterra e não poderia aceitar o bloqueio econômico. Porém, se desobedece o Napoleão, teria que sair no tapa com ele. A corte portuguesa teria que tomar essa difícil decisão. O Rei já havia morrido a muito tempo. A Rainha era louca e por isso não governava mais. Por sorte, o filho deles foi preparado, e muito bem preparado desde sua infância para assumir o trono. Porém contraiu varíola e bateu as botas também. Sobrou o outro filho do casal real, o Dom João, que assumiu o poder sem nenhum dom para a coisa. Ele ficou conhecido por ser muito medroso e desastrado. Diante de uma decisão tão dificil, se ficaria com a Inglaterra ou com a França, escolheu a opção C: fugir para o Brasil. Ele juntou as malas, chamou os parentes e a nobreza e veio para cá. Nunca na história desse país, e em nenhum outro, um rei europeu havia pisado na américa! Nem para férias de fim de ano, muito menos para morar. Com o Rei morando aqui, ficou muito mais fácil para o Brasil consquistar sua independência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário