terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Um filósofo leigo bancando um leigo crítico de cinema.

As características que mais aprecio nas pessoas são senso de humor, inteligência, critatividade e saber expressar-se bem. Por isso eu adoro pessoas como Jô Soares, Maurício Ricardo (do charges.com.br) e Matt Groening (criador de Os Simpsons). E tantos outros famosos (se bem que nem tantos outros assim) e alguns amigos menos famosos (bem menos, na verdade anônimos) que possuem essas características. E dentre as pessoas que tem essas habilidades, estou curtindo mais, neste momento, os críticos de filmes. É muito legal, após ver um filme, ler uma crítica sobre ele. Verificar comentários do tipo, se o roteiro foi inteligente, analisar a qualidade das atuações dos atores, os efeitos do filme e julgar se o diretor força muito a barra para conseguir impor um sentimento ao público, principalmente em filmes de drama, que podem exagerar em uma cena para para levar o público às lágrimas. Essa discussão também se dá em uma roda de amigos discutindo sobre o filme. A maioria das pessoas comentam os filmes de forma muito superficial, com opiniões do tipo "legal", "chato", "engraçado" ou "lento". E outras pessoas já parecem um crítico de cinema, fazendo comentários mais profundos sobre o filme (aí que entra algumas características que admiro nas pessoas: inteligência e saber expressar de forma clara a sua opnião). Mesmo admirando esse grupo de pessoas que comentam um filme com propriedade, eu pertenço ao primeiro grupo, os que não sabem analisar um filme com olhos críticos, e fico naquela "filme legal hein!", "muito engraçado", "meio lento" e bla bla bla...Mas estou melhorando, com este novo hábito de ler mais sobre os filmes que vejo, filmografias dos atores e outras coisas, estou tendo alguns progressos. Por exemplo, já consigo diferenciar o Samuel L. Jackson do Morgan Freeman! E acreditem, isso para mim não foi fácil, sou péssimo em memorizar fisionomias.

Sou péssimos também em gravar nomes de atores. Ouvia um colega comentando com outro, "você viu o filme Código de Conduta?" E o segundo responde, é um com o "Jamie Foxx?" "Sim, é esse mesmo". E eu só viajando, "como eles conhecem um tal de ator chamado Jamie Foxx, que nem é tão famoso assim. Na verdade é sim, eu que nas minhas limitações, só consigo saber os nomes de atores super famosos como Arnold
Schwarzenegger, Jim Carrey ou Eddie Murphy. Mas agora estou conseguindo aumentar o meu repertório de atores que eu sei o nome. Até virei fã da atriz Meryl Streep por causa do filme Julie e Julia. De vagar se sempre estou progredindo. Quem sabe eu me "formo" como crítico de cinema pelo Google!

Nenhum comentário:

Postar um comentário